Congresso do BNDES é um sucesso!
Mais de 100 colegas benedenses participaram do Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES, organizado pela AFBNDES em parceria com a Contraf-CUT, no sábado (7). O evento foi realizado virtualmente na plataforma Zoom. Na sexta-feira (6), o presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, esteve presente na abertura dos congressos dos empregados dos bancos públicos federais (BNDES, Banco do Brasil, Caixa, BNB e Basa) em evento realizado pela Confederação Nacional dos Bancários.
Toda a pauta do Congresso do BNDES foi cumprida. A abertura contou com a fala da vice-presidente da AFBNDES, Pauliane Oliveira, do economista Fernando Amorim, do Dieese, e do vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção. Depois, com mediação da diretora da Associação, Juliana Romeiro, e do vice-presidente Fernando Newlands, houve apresentações relacionadas aos serviços prestados pelas assessorias parlamentar (Ricardo Tortorella), de imprensa (José Carlos Mattos) e jurídica (advogados Mauro Menezes e Bruno Cariello), que têm fortalecido nossa ação política e vitoriosa em defesa do desenvolvimento nacional, do BNDES e de seus empregados.
Por fim, tivemos apresentações a respeito da renovação do Acordo Coletivo de Jornada de Trabalho, dos desafios que envolvem o retorno ao trabalho presencial e das perspectivas relacionadas ao trabalho híbrido no BNDES, com a relevante participação do diretor de Bancos Federais do Sindicato dos Bancários do Rio, Rogério Campanate, e do advogado Breno Cavalcante, do escritório Cezar Britto. O presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, fez uma fala final, ressaltando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação desde 2016 em defesa do BNDES e do corpo funcional benedense – e contrário a medidas arbitrárias da administração do Banco como ocorreu na negociação do ACT de 2020 e na eleição para o Conselho de Administração da instituição. Agora, estamos mais próximos dos colegas das demais instituições financeiras públicas federais e de suas entidades de representação. E isso também deve ser festejado.
Fonte: Contraf-CUT