Fiscalização nas agências da região continua nesta terça, 30
O Sindicato prossegue nesta terça, 30, sua ronda para fiscalizar a situação nas agências bancárias do Grande ABC, já que a maioria deveria estar fechada por conta do megaferiado. Ontem, além dos casos já relatados no Mercantil Diadema e Santander da rua Correia Dias, em Santo André (veja detalhes no site), também ocorreram irregularidades em agências do banco Mercantil em Mauá.
Segundo a diretora sindical Anaide Silva duas unidades do BMB estavam em funcionamento. Após intervenção da entidade as agências foram fechadas, e permanecem fechadas nesta terça-feira. Durante a manhã desta terça o Sindicato também encontrou uma casa lotérica aberta e com aglomeração na cidade de Rio Grande da Serra.
O megaferiado foi decretado justamente para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, na tentativa de diminuir os casos de transmissão de covid-19 e desafogar o sistema de saúde da região, que já está em colapso. Mas, a julgar pelo desrespeito à determinação de que as agências permaneçam fechadas, os bancos não parecem interessados de fato em colaborar para que isso aconteça.
“É um absurdo o banco abrir durante o megaferiado. Isso atenta contra a saúde pública na cidade de Mauá, porque o decreto é bem claro, o banco não deve abrir. O funcionamento, além de expor bancários e clientes à covid-19, prejudica a categoria, que merece aproveitar o feriado, já que durante toda a pandemia temos trabalhado intensamente”, destaca a diretora sindical.