Sem contratar mais para suprir o acúmulo de funções, bancários adoecem e clientes pagam mais por tarifas sem receber o atendimento adequado
O Itaú Unibanco obteve lucro líquido recorrente gerencial (que exclui efeitos extraordinários) de R$ 26,879 bilhões em 2021, o que representa alta de 45% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre foi registrado lucro líquido recorrente gerencial de R$ 7,159 bilhões, com alta de 5,6% em relação ao trimestre anterior.
“Mesmo com a pandemia os bancos tiveram muito lucro. Bradesco, Itaú Unibanco e Santander Brasil lucraram R$ 69,4 bilhões em 2021, e o do Itaú foi o mais alto”, afirma o secretário de Comunicação do Sindicato, Belmiro Moreira, apontando que o excelente desempenho financeiro não se reflete nas condições de trabalho. Isso porque, explica, há sobrecarga de trabalho, fechamento de agências, descuido com a segurança dos trabalhadores e clientes.
“Os bancos têm todas as condições necessárias para contratar mais bancários e prestar um atendimento melhor. Com a sobrecarga de trabalho há acúmulo de funções e assim perdem os bancários, pois muitos estão adoecendo, e também os clientes, que pagam tarifas de serviços altas e não têm atendimento correspondente”, acrescenta.
Tarifas - A receita com prestação de serviços e tarifas bancárias no Itaú cresceu 9,3% em doze meses, totalizando cerca de R$ 43,3 bilhões. Já as despesas de pessoal, considerando a PLR, cresceram 10,8% no período, somando R$ 24,8 bilhões.
Dessa forma, a cobertura destas despesas pelas receitas com prestação de serviços do banco foi de 174,2% no período. Ou seja, só com a prestação de serviços e tarifas bancárias, o Itaú consegue pagar toda a sua folha de pagamento e ainda sobram R$ 18,4 bilhões.
Emprego - Ao final do ano passado a holding contava com 87.341 empregados no País, com abertura de 3.422 postos de trabalho em doze meses. De acordo com o banco esse saldo se deve a contratações para a área de TI, para acelerar o processo de transformação digital.
Em 2016 o Itaú tinha 68,1 milhões de clientes, número que saltou para 90,3 milhões no quarto trimestre de 2021, um aumento de 32,5%. A quantidade de trabalhadores, por sua vez, aumentou apenas 8,0% no mesmo período, passando de 80.871 para os atuais 87.341. Os dados são do Banco Central e das
Demonstrações Financeiras do Itaú.
Em 2016 o Itaú possuía 842,8 clientes para cada funcionário. Já em dezembro de 2021 essa relação subiu para 1.034 clientes para cada funcionário. Um aumento de 22,7%. Isso significa que as contratações de 2021 não chegaram nem perto de diminuir a sobrecarga de trabalho no banco, que estabelece metas cada vez mais abusivas.
Agências - Foram fechadas 15 agências físicas do Itaú no Brasil neste período e abertas 28 digitais, totalizando 3.026 e 223 unidades, respectivamente. O retorno recorrente consolidado sobre o Patrimônio Líquido médio anualizado do banco (ROE) foi de 19,9% no período, com alta de 4,6 pontos percentuais em doze meses. De acordo com o relatório do banco, esse resultado se deve ao crescimento da carteira de crédito e a mudança do “mix” da carteira no segmento do varejo, que levaram ao crescimento de 8,3% na margem financeira com clientes.
A Carteira de Crédito do banco cresceu 18,2% em doze meses, atingindo R$ 1.027,2 bilhões. As operações com pessoas físicas (PF) no País cresceram 30,2% em doze meses, totalizando R$ 331,7 bilhões, com destaque para o crédito imobiliário (+53,7%), cartão de crédito (+30,0%) e veículos (+27,2%).
As operações com pessoa jurídica tiveram alta de 11,3% no período, totalizando R$ 282,6 bilhões. O segmento das micro e pequenas empresas (MPE) somou R$ 149,6 bilhões no País, com alta de 23,1% em doze meses, enquanto a carteira de grandes empresas cresceu apenas 0,6% no período, totalizando R$ 133,1 bilhões. A carteira de crédito para a América Latina apresentou alta de 1,4% em doze meses, atingindo R$ 204,8 bilhões.
Inadimplência – Já o índice de inadimplência superior a 90 dias cresceu 0,1 ponto percentual em doze meses, ficando em 2,8% no ano. As despesas com provisão para devedores duvidosos (PDD) foram reduzidas em 38,7% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 18,5 bilhões em dezembro de 2021.
Redação, com informações do Seeb SP