Atividades acontecem nesta quinta, 12 de janeiro, em Brasília
Representantes do Sindicato participam, nesta quinta, 12 de janeiro, das atividades de aniversário da Caixa e solenidade de posse da nova presidenta da instituição, Rita Serrano. O banco público chega aos 162 anos tendo no comando uma mulher, a quarta no posto e, importante destacar, com trajetória originada e reconhecida no nosso Sindicato, que presidiu entre 2006 e 2012.
“É uma honra participar desse momento e desejar uma excelente gestão para Rita. Quero parabenizar a Caixa, seus empregados e empregadas e lembrar que teremos muitos desafios pela frente, mas juntos vamos defender as empresas públicas e reconstruir o Brasil”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
“Ter a Rita como presidenta da Caixa, um banco público que ela sempre defendeu, assim como os direitos de seus empregados, é uma grande alegria, que nos enche de esperança”, acrescenta Genilson Araújo, secretário-geral do Sindicato dos Bancários do ABC, que participa das atividades de hoje em Brasília.
A Caixa foi fundada pelo Imperador Pedro II em 1861, e já trazia na origem a proposta de conceder empréstimos e incentivar a poupança popular. Seu crescimento, ao longo dos anos, fez dela uma instituição imprescindível para o desenvolvimento do Brasil, administrando os recursos dos trabalhadores e programas que colaboram com o combate à pobreza e à desigualdade social.
Nos últimos anos, porém, enfrentou graves problemas relacionados a denúncias de assédio moral e sexual por parte do ex-presidente, Pedro Guimarães e outros executivos. O Sindicato, com o movimento sindical, imediatamente reivindicou investigação e punições, assim como Rita Serrano, que então era representante dos empregados no CA. Ela também esteve à frente de muitos embates, como na votação do Estatuto das Estatais e várias outros para manter o banco público, sem privatizar.
“A atuação de Rita na defesa da Caixa e seus empregados tem sido fundamental há várias décadas. Ela tem, portanto, nossa confiança e apoio, pois muitos serão os desafios”, afirma Hugo Saraiva, diretor de Relações Sindicais do Sindicato, que também participa das atividades de hoje em Brasília.
E o fato de o banco ter novamente uma presidenta mulher é destacado pela diretora Inez Galardinovic. “A posse de Rita representa um marco para defesa dos empregados e empregadas da Caixa e para a empresa pública, além de valorizar as mulheres em postos de comando”, afirma.
Atividades - A solenidade de posse foi dividida em duas etapas: pela manhã com uma cerimônia exclusiva aos empregados do banco e, às 18h, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Esta última acontecerá no teatro da Caixa Cultural e, em função do espaço, restrita a convidados. Mas será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelas redes sociais do canal da Caixa no YouTube e pela página oficial de Rita Serrano no Facebook.
Além disso, há manifestações nas redes e unidades do banco pelo País, em clima de celebração e luta. Um tuitaço pela manhã lembrou que “depois do massacre promovido nos últimos seis anos e meio, a nova gestão da @Caixa precisará identificar os erros. Empregadas, empregados e entidades de representação estão a postos para contribuir com as soluções”; a necessidade mais contratações e de mudanças no modelo de comissionamento e valorização da carreira, entre outros itens, sempre com a hashtag #SomosTodosCaixa #SomosTodosPessoaldaCaixa