Encontro foi realizado na última quarta, 16, e contou com representantes do Sindicato
A conjuntura adversa enfrentada nesta campanha nacional dos bancários foi um dos temas da reunião virtual realizada pelo Zoom na última quarta, 16, reunindo delegados e delegadas da Caixa e que contou com a presença do secretário-geral do Sindicato, Gheorge Vitti, e dos diretores sindicais Jorge Furlan, Hugo Saraiva e Inez Galardinovic. A avaliação geral é que esta conjuntura não permitiria uma proposta substancialmente melhor e que o resultado, justamente por isso, foi positivo.
Furlan, também representante de São Paulo na CEE/Caixa, abordou as dificuldades no processo negocial e destacou que o atual governo faz reformas prejudicando quem atende à população, mas isola os maiores salários (a reforma administrativa, no caso), e que não houve perda de direitos no acordo coletivo de trabalho.
“O Saúde Caixa não tinha alteração do percentual nem aumento no teto de coparticipação desde 2008. Com isso, a inflação médica, que é muito maior do que a oficial, acabou consumindo todo superávit que foi acumulado, e precisava de uma revisão nos valores. Conseguimos na mesa manter o formato de cobrança com o reajuste necessário para garantir a liquidez do plano e foi incluída pequena alteração para garantir a entrada dos novos empregados. Nossa luta sempre será por um Saúde Caixa forte, e esse acordo nos garante isso por mais dois anos”, avaliou.
Já o diretor Hugo Saraiva destacou a importância do Fórum de Condições de Trabalho e ressaltou a necessidade de todas as demandas serem encaminhadas ao Sindicato quando da reunião do Fórum. "O objetivo do Fórum é resolver com agilidade todas as demandas que, por algum motivo, não foram resolvidas ou estão com resolução intempestiva. É muito importante que todos valorizemos esse espaço de diálogo", apontou.
Ao final da reunião foi informado que será iniciado processo de eleição de delegados sindicais nas próximas semanas, com divulgação do processo em todos os locais de trabalho da região. Os atuais delegados eleitos poderão concorrer à reeleição.