Demandas foram apresentadas por representantes do movimento sindical e Apcef; banco tem prazo para solucionar problemas
O Sindicato participou na sexta, 11, do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho entre dirigentes e representantes da Gestão de Pessoas da Caixa (Gipes).
O fórum deve ocorrer periodicamente e funcionará da seguinte forma: os empregados informam os casos específicos ocorridos nos locais de trabalho – denúncias concretas e não problemas genéricos – aos representantes dos trabalhadores que, por sua vez, as reportarão à Gipes e às chefias das áreas.
Após apresentação dos problemas a Caixa tem 30 dias para trazer uma solução. Por isso, é importante que empregados façam uso desta conquista, denunciando casos concretos ao Sindicato.
"Nossa luta sempre será por melhores condições de trabalho no dia a dia da categoria. O Fórum é uma ferramenta importante para sanarmos diversos tipos de problemas do cotidiano e é importante que as demandas não resolvidas sejam encaminhadas sempre que formos nos reunir”, aponta o diretor sindical Hugo Saraiva.
Da mesma forma, acrescenta, também é importante que as equipes das agências com demandas apontadas verifiquem se a resolução do problema foi adequada e, em caso negativo, comunicar imediatamente ao Sindicato.
Veja, abaixo, agências da SR São Paulo Sul (que engloba o Grande ABC) que enviaram demandas e as providências adotadas:
AG. 0679 - CAPITÃO CASA – SBC
Demandas: Ar-condicionado com problema crônico. Filtro de água não é trocado. Há cadeiras quebradas na agência
Respostas: SR disse que apenas em um corredor o fluxo de ar não refrigerava e a Gilog complementou que será colocado split no corredor de abastecimento para resolver o problema. Com relação ao filtro e cadeiras informou que manutenções já foram feitas.
AG. 2855 – SERRARIA - Diadema
Demandas: Cadeiras estão com defeito e não são ergonomicamente adequadas
Respostas: SR informou que a manutenção das cadeiras foi feita na última semana. A Gipes complementou que o mobiliário Caixa, quando adquirido, atende à ergonomia e que o problema poderia ser de manutenção. Gilog informou que as cadeiras já passaram por manutenção.
AG. 1573 - GRAND PLAZA SHOPPING – Santo André
Demandas: Leitora de código de barras sem funcionar há 18 meses (quando é trocada a leitora recebida também não funciona), e scanners de digitalização de cheques quebrados
Respostas: SR disse que o scanner havia sido instalado há quinze dias e que a leitora foi cobrada. A Gitec respondeu que as pendências foram sanadas e que houve uma licitação em nível nacional para troca dos scanners em diversas unidades.
AG. 1207 – MAGNÓLIA - SBC
Demandas: Empregada com necessidade de cadeira PM1 não atendida. Abriu chamado solicitando e encerraram sem atendimento
Respostas: SR respondeu que a cadeira chegou e que a empregada está testando. A Gilog confirmou que a cadeira foi entregue em um dia em que a empregada não estava, e que se houver problemas ela entrará em contato para regularizar.
AG. 2347 - ITAPARK – Mauá
Demandas: Agência com poucos empregados, não possui nem recepcionista
Respostas: SR disse que foi feito levantamento para recepcionistas e que para as agências de porte 5 inicialmente não era previsto o posto. Tentarão remanejar o posto de outra unidade.
AG. 3859 - SANTA FILOMENA – SBC
Demandas: Empregados não estão conseguindo assinar acordo de HO
Respostas: A SR respondeu que hoje todos os empregados em HO estão com o acordo assinado.