A greve nacional dos bancários, deflagrada na última quinta-feira (19/9), completa hoje uma semana e os trabalhadores da categoria continuam ampliando e intensificando a paralisação das agências em todo o país. Na região do Grande ABC, o saldo é de 190 agências fechadas, com a adesão de 2.350 funcionários.
Eric Nilson, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, fez um balanço desta semana de greve. “Nossa meta de ampliar ainda mais as paralisações para que sejam retomadas as negociações com propostas válidas por parte dos bancos está sendo cumprida. A intenção é expandir, a cada dia, o volume de agências com as portas fechadas. As atividades realizadas têm o objetivo de conscientizar a população da nossa luta, já que os bancos são os que mais lucram no País e não querem aceitar o valor do reajuste salarial proposto e nem as cláusulas sociais”, destaca.
Histórico - Os bancários aprovaram a greve por tempo indeterminado nas assembleias realizadas em todo o país no dia 12, depois de realizarem rodadas duplas de negociação com a Fenaban. Os bancos apresentaram a única proposta no dia 5 de setembro, com reajuste de 6,1% (que apenas repõe a inflação), rejeitada pelos bancários em assembleias em todo o país. “Estamos em greve, mas à disposição da Fenaban para voltar à mesa de negociações. Contamos com a participação de todos os bancários nesta luta, para sairmos dessa Campanha vitoriosos”, completa Eric Nilson.
Assembleia para avaliação da greve
Ainda nesta quinta-feira (26), a partir das 17 horas, todos os bancários estão convocados a participar de assembleia para avaliação da greve na Sede do Sindicato, Rua Xavier de Toledo, 268 – Centro – Santo André.A participação de todos nesta assembleia é fundamental para que sejam decididos os próximos passos do movimento grevista.