Antecipação atende reivindicação do movimento sindical
O Bradesco anunciou hoje (9) que antecipará para a sexta-feira, 11 de fevereiro, o crédito da PLR cheia; ou seja, pelo teto. A decisão atende a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que encaminhou ofício aos bancos reivindicando a antecipação da segunda parcela da PLR.
A CCT dos bancários determina que os bancos têm até 1º de março para realizar o crédito, mas todos os anos o movimento sindical solicita a antecipação, e muitas instituições financeiras acatam a reivindicação. Nesse ano, além do Bradesco, o anúncio de antecipação já foi feito pelo Santander, Itaú e Safra, com data de crédito em 25 de fevereiro.
A segunda parcela da PLR 2021 tem descontado o valor pago como antecipação em setembro de 2021. É importante lembrar que em 2020 a categoria fechou acordo de dois anos que garantiu, entre outros avanços, reajuste de 10,97% (reposição da inflação + aumento real de 0,5%) nas parcelas fixa e adicional no teto da PLR 2021.
Os bancários foram a primeira categoria a conquistar a participação no lucro das empresas no Brasil. Desde 1995 a CCT determina o pagamento da PLR pelos bancos.