Área restrita

Atividade contra cerceamento no atendimento nos caixas foi em Mauá nesta sexta-feira

Banco do Brasil
Tipografia

Assim como aconteceu ontem em Santo André, o Sindicato promoveu, nesta sexta 13, em Mauá, manifestação em agências bancárias do Banco do Brasil e Bradesco, em protesto ao impedimento da entrada de clientes nestes locais. Os bancos fazem uma ´seleção´de quem vai ou não entrar, o que fere a legislação vigente e configura um verdadeiro apartheidsocial e econômico, pois os barrados são, em geral, pessoas cujas contas não são consideradas especiais; ou seja, de menor poder aquisitivo.

A denúncia vem sendo feita pelo Sindicato desde o final do ano passado, com a realização de atividades em agências bancárias de várias cidades da região e divulgação na imprensa local. É uma postura que vai ao encontro das premissas de Sindicato-cidadão adotadas pela entidade, que está preocupada não somente com questões específicas da categoria bancária, mas de toda a sociedade. A questão do emprego também é destacada durante os protestos; afinal, quanto mais demissões, mais clientes serão ´empurrados´ para fora das agências e piores serão as condições de trabalho e atendimento.

Bradesco – No caso específico do Bradesco há ainda outra prática que evidencia a discriminação. Ao entrar na agência, o cliente passa por um totem eletrônico para retirada de senha. Ali ele informa se é cliente Bradesco Prime ou não. E, caso seja, o próprio sistema já o coloca na frente dos demais, ou seja, ele será atendido primeiro porque tem uma conta considerada ´especial´, para os que têm renda mais alta, mesmo que tenha chegado depois.

20150313_121418 20150313_122127 20150313_122130
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS