Área restrita

Banco do Brasil apresenta proposta para Cassi

Banco do Brasil
Tipografia

Entidades debaterão itens apresentados, que contemplam custeio e governança

cassi bbEm reunião realizada na quarta, 27, no Rio de Janeiro, o Banco do Brasil apresentou proposta na mesa de negociação da Caixa de Assistência (Cassi) com as entidades representativas dos funcionários da ativa e aposentados.

O processo negocial havia sido retomado no dia 31 de janeiro. Após diversas rodadas com debates e estudos técnicos, o BB apresentou na mesa proposta que classifica como final, e inclui mudanças na governança e no custeio da Cassi por parte do banco e dos associados.

Governança - Na estrutura de governança apresentada foi aceita a proposta feita no Grupo de Trabalho das entidades na Cassi, sem a troca entre diretorias de eleitos e indicados.
O banco também apresentou detalhamento sobre o voto de decisão em itens específicos da Diretoria Executiva, a exigência de experiência mínima para ocupação de cargos nos Conselhos e Diretoria Executiva e a segregação da eleição do Conselho Fiscal.


Custeio - Na parte do custeio a proposta inclui a cobrança por dependentes com contribuição dos associados e do banco sobre a folha de pagamento dos ativos. A cobrança por dependente passa a ser por percentual do salário e a correção anual será pelo reajuste salarial.


Demais itens – Outros itens contemplados são: compromisso de ampliar e aprimorar o modelo da Estratégia Saúde da Família para alcançar todos os participantes do Plano de Associados em até quatro anos; criar, em até 30 dias da aprovação do novo estatuto, uma mesa específica para debater o ingresso na Cassi dos funcionários egressos de instituições financeiras incorporadas e abrir o Plano Associados aos novos Funcionários admitidos a partir de 01.01.2018, com a possibilidade de permanência da Cassi na aposentadoria com pagamento das contribuições em auto patrocínio, arcando com a parte pessoal e parte patronal.

Avaliação - As entidades farão avaliação da proposta para orientação aos associados. Para o diretor do Sindicato Natalino Fabbrini é fundamental que os bancários tomem conhecimento dos itens propostos, para melhor debate, entendimento e decisão em temática tão importante. A íntegra do documento apresentado pode ser conhecida aqui


Com informações da Contraf-CUT / Foto: Nando Neves

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS