Equipamento é seguro e importante aliado contra a transmissão do coronavírus, mas deve ser utilizado corretamente para não se tornar instrumento de transmissão; veja dicas
A covid-19 continua matando pelo mundo, e enquanto a vacina não vem é fundamental não abandonar as medidas protetivas. Até ontem, 23, o Grande ABC registrava 2.450 mortes; São Paulo 34.492 e, o Brasil, 138.977.
Os três pilares da prevenção são o uso de máscaras, limpeza das mãos e produtos com álcool em gel 70 e distância de aglomerações para quem não pode ficar todo o tempo dentro de casa. No entanto, o que se vê no dia a dia é um grande descaso com estas medidas e muita desinformação, especialmente no que diz respeito ao uso das máscaras.
Embora todos saibam que ela precisa proteger a boca e o nariz, é comum que muitos deixem o nariz descoberto; que as esqueçam sobre mesas ou bolsos e mesmo penduradas nas orelhas...De acordo com especialistas em infectologia, a segurança oferecida pelo uso da máscara é comprovada, mas, sendo utilizada de forma incorreta, ela pode até se tornar um instrumento de transmissão da doença.
Estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, divulgado em junho passado, apontou que as máscaras podem ser cruciais para evitar uma nova onda de infecções, como a que vem ocorrendo em vários países. Para o estudo de epidemias, os especialistas usaram a taxa de reprodução do vírus (Rt), que indica quantas pessoas podem ser contaminadas por quem já tem o vírus. Para uma pandemia ser contida o Rt deve ser menor que 1.
Os modelos mostraram que, se uma pessoa usa máscara sempre que sai em público, isso é duas vezes mais eficaz para reduzir o Rt do que quando alguém usa a máscara só depois que tem sintomas. Os pesquisadores também indicaram que, se pelo menos metade da população usa máscara rotineiramente, o Rt é reduzido para menos de 1, auxiliando na contenção da pandemia.
Veja, abaixo, algumas orientações sobre o uso do equipamento, e nunca se esqueça de colocá-lo antes de sair de casa:
Como usar as máscaras?
A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. Não deve ser compartilhada nem tocada quando em uso, porque a mão pode contaminá-la. A máscara igualmente pode contaminar a mão caso tenha retido alguma partícula.
Qual o material mais indicado?
As máscaras podem ser produzidas com tecido de algodão, tricoline e TNT.
Quando e como devo trocar a máscara?
Você deve trocar a máscara caso ela esteja suja ou úmida pelo uso prolongado, geralmente após 2h. Para fazer a troca é necessário tirá-la, e para isso é muito importante lavar bem a mão antes. Para remover a máscara o correto é pegar o laço ou elástico (nas laterais). Veja vídeo explicativo em: https://portal.fiocruz.br/video/video-da-oms-como-colocar-usar-retirar-e-descartar-uma-mascara
Como limpar a máscara?
Depois deixar de molho em uma mistura de água com água sanitária enxague com água corrente e lave com água e sabão. Deixe secar completamente, passe a ferro quente e guarde em um saco plástico limpo para o próximo uso. Após lavar a máscara, higienizar as mãos com água e sabão.
Quando devo descartar a máscara?
Quando o equipamento apresentar sinais de desgaste.
Como fazer uma máscara em casa?
No site do Senai ( https://senaicetiqt.com/acesse-os-manuais-tecnicos-para-producao-de-mascaras-alternativas ) há orientações e tutorial de fazer máscaras caseiras.