Objetivo é contribuir no combate à pandemia, embora fornecimento de EPIs seja responsabilidade das empresas
O Sindicato dos Bancários do ABC deu início nesta sexta (24) à distribuição de duas mil máscaras de tecido a trabalhadores dos bancos (bancários, vigilantes etc). O objetivo é contribuir para proteção ao coronavírus, embora a distribuição de EPIS (equipamentos de segurança individuais) seja responsabilidade das empresas.
Junto com as máscaras também é entregue um folheto explicativo sobre a forma e importância de sua utilização durante a pandemia. “O uso de máscaras é recomendado pelos especialistas em saúde, então é mais uma iniciativa da entidade para tentar reduzir o contágio e combater doença, já que muitos bancários e outros trabalhadores continuam nas agências prestando serviços essenciais”, explica o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.
Nacionalmente, a categoria bancária já negociou diversas medidas protetivas com os bancos, e a maior parte se encontra em home office. No entanto há condições excepcionais que impedem o afastamento de todos, como por exemplo o atual pagamento do auxílio emergencial, que mobiliza milhões de brasileiros e cria longas filas na Caixa.
Além da distribuição das máscaras o Sindicato também informou sobre a campanha de doações que promove, com coleta de produtos (roupas, material de higiene e limpeza e alimentos) que serão doados a entidades assistenciais da região. Há três formas de participar: entregando os materiais na sede da entidade (rua Xavier de Toledo 268, centro de Santo André, das 10h às 16h), solicitando a retirada dos produtos no local desejado (pelo telefone 11 99798-4732) ou efetuando depósito de qualquer valor na conta corrente 00001809-0 - agência 2075 da Caixa, operação 003.
“Seguimos fiscalizando a situação nas agências diariamente para checar a adoção do que foi acordado com os bancos, informar sobre a covid-19 e pedir à população que fique em casa, se possível, pois essa é de fato a única forma efetiva de evitar a doença”, destaca Belmiro. Durante a próxima semana as máscaras, em tecido branco e laváveis, continuarão a ser distribuídas nas cidades do Grande ABC.