Área restrita

Fenaban não aceita antecipar feriados e anuncia que bancos vão funcionar

Coronavírus
Tipografia

Decisão coloca categoria bancária em risco maior à covid-19

A Fenaban não acatou a decisão dos governos estaduais e municipais de antecipar feriados. No Grande ABC as sete cidades devem antecipar o Corpus Christi para a sexta, 22, e o 9 de julho estava previsto para a próxima segunda-feira, dentro dos esforços para reduzir os casos de covid-19.

No primeiro caso, anunciado pelos prefeitos via Consórcio Intermunicipal, a aprovação cabe às câmaras municipais e, no segundo, à Assembleia Legislativa de São Paulo, mas os bancários não serão contemplados. O mesmo ocorre em São Paulo, que antecipa hoje e amanhã feriados de Corpus Christi e Consciência Negra, tem ponto facultativo na sexta e também planeja antecipar o 9 de julho para a próxima segunda. Nada disso vale para a categoria.

"Ao informar que não vai acatar a decisão dos governos estaduais e municipais em antecipar os feriados a Fenaban mostra que os bancos estão colocando seu lucro acima das prioridades definidas pelas autoridades da saúde", afirma o diretor sindical Otoni Lima. Ele avalia que a posição do BC em permitir aos banqueiros sabotarem essas medidas "mostra alinhamento com uma política negacionista em relação à pandemia, negacionismo este insuflado pelo governo federal".

A Fenaban argumenta que a adesão a feriados definidos subitamente acarretaria “riscos sistêmicos”, ocasionados por interrupção de pagamentos, de compensação de cheques e de outras transações bancárias. "É mais um exemplo da irresponsabilidade social dos bancos.
Confirmadas as antecipações de feriados todos os direitos trabalhistas dos bancários devem ser observados , inclusive as horas extraordinárias e seus reflexos", afirma o diretor sindical.