Assunto deve ser discutido hoje (19) pelos prefeitos em videoconferência do Consórcio Intermunicipal
Apesar de a Câmara Municipal de São Paulo ter aprovado ontem (18) em votação final o projeto de lei que autoriza o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) a antecipar os feriados de Corpus Christi e o Dia da Consciência Negra para amanhã e quinta-feira (20 e 21), o ABC segue com posicionamento indeterminado sobre a antecipação de feriados. Hoje o assunto deverá ser discutido em reunião dos prefeitos no Consórcio Intermunicipal do ABC.
As prefeituras de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires São Bernardo e São Caetano informaram em nota que analisam a possibilidade de implantação, mas aguardam definições do governo do Estado, que deve apresentar as datas a serem antecipadas. O objetivo da antecipação, de acordo com Covas, é criar uma espécie de “feriadão” para manter as pessoas em casa, intensificar o isolamento social e assim diminuir a curva de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19).
Lockdown - O Consórcio Intermunicipal Grande ABC também aguarda posicionamento do Estado para um eventual bloqueio total de circulação (o chamado lockdown) nas sete cidades da região. O tema foi discutido durante assembleia extraordinária da entidade regional realizada ontem (18) por videoconferência.
O colegiado de prefeitos analisou o avanço do número de casos do novo coronavírus (covid-19) nas sete cidades. Segundo números divulgados pelas sete prefeituras o Grande ABC contabilizava, até ontem, 3.721 casos confirmados, com um aumento de 900 em relação à semana anterior.
O número de mortos pela doença na região é de 382, ante 262 há uma semana. Além disso, aproximadamente 80% dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19 na região estão ocupados.
Os prefeitos também fizeram um balanço da plataforma digital COVIData, desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC). De 3 a 17 de maio o total de triagens registradas após a remoção de inconsistências e duplicatas foi de 2.303, sendo 1.884 no Grande ABC, com um total de 836 classificadas como casos suspeitos de Covid-19.
Entre as medidas de enfrentamento da pandemia o Consórcio ABC informa que concluiu a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes de saúde dos sete municípios, totalizando 14 milhões de itens, conforme definido pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde. A aquisição inclui luvas, máscaras descartáveis três camadas e máscara N95, aventais descartáveis, óculos de proteção e álcool em gel. O valor, estimado em R$ 11,5 milhões, será dividido proporcionalmente por itens e quantidades solicitadas por cada município e repassado pelas prefeituras à entidade regional.
Com informações do ABC Repórter e Consórcio Intermunicipal do ABC