Atividade aconteceu na estação ferroviária Celso Daniel, em Santo André
O comitê de luta em defesa dos trabalhadores, coordenado pelo nosso Sindicato, esteve na manhã de hoje, 1º de agosto, conversando com a população na estação ferroviária Celso Daniel, no centro de Santo André. O tema foi a necessidade de se reduzir a taxa de juros (Selic) no País, pois alta do jeito que está o Brasil não poderá se desenvolver, investir ou gerar empregos.
A taxa de juros básica está hoje em 13,75% ao ano, um patamar altíssimo que só favorece bancos e grandes especuladores. Ela é definida pelo Copom (Conselho de Política Monetária), do Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto, que até agora não demonstrou qualquer interesse em reduzir a taxa. O comitê vem fazendo várias atividades para expor o problema à população, que pode assinar abaixo-assinados pedindo a redução da taxa e a saída de Campos Neto do BC.
O Copom começou nesta terça, em Brasília, a quinta reunião do ano para tratar da Selic. A expectativa é de que, com a forte pressão dos movimentos sindical e social e queda na inflação, possa ocorrer alguma redução na taxa de juros, ainda que pequena.