Categoria quer proposta sobre reajuste que contemple aumento e reposição da inflação
Os bancários reunidos em assembleia ontem (27) decidiram permanecer em assembleia permanente até que os bancos apresentem proposta final sobre o reajuste salarial. A Fenaban vem propondo reajuste zero, abono neste ano e reposição da inflação em 2021.
O reajuste zero significa uma perda real de -2,66% nos salários dos bancários. E o abono de R$ 1.656,22 corresponde à metade do que seria necessário para recompor, pela inflação de 2,74%, a remuneração anual do salário médio da categoria. Com este abono proposto, 74% da categoria teria perdas anuais em comparação ao reajuste pela inflação.
O Sindicato orienta que a categoria continue com a pressão nas redes sociais, com a postagem de hashtags como #bancosexploram e #queropropostadecente; que participem das discussões e compartilhem as informações divulgadas pela entidade. Paralelamente, a entidade também vem promovendo atividades em espaços de grande concentração bancária do Grande ABC, para esclarecer bancários sobre a campanha e alertar a sociedade sobre as reivindicações da categoria e o posicionamento dos bancos.