Área restrita

Bancários entregam hoje pauta de reivindicações à Fenaban

Campanha Nacional
Tipografia

Entrega está agendada para as 14h30; minuta inclui, entre outros itens, o reajuste da inflação mais 5% de aumento real 

Os bancários entregam hoje, 23, às 14h30, a pauta de reivindicações para os representantes dos bancos, a Fenaban. A minuta foi aprovada em assembleias por todo o País, realizadas após consultas à categoria, conferências e congressos e, agora, a campanha 2020 entra em fase decisiva.

Entre os principais itens da pauta desse ano estão a reivindicação de reajuste de inflação mais 5% de aumento real nos salários e todas as cláusulas econômicas e a inclusão de cláusula que contemple o trabalho home office, para estabelecer, entre outras coisas, que os custos do teletrabalho sejam arcados pelos empregadores, assim como o fornecimento para os equipamentos de trabalho e ergonômicos.

Por conta da pandemia do coronavírus essa é uma campanha inédita do ponto de vista da mobilização, com encontros e assembleias virtuais. Nada disso, porém, altera o fato de que os bancos, como sempre, têm plenas de condições de acatar as reivindicações da categoria. Além dos lucros, foram beneficiados por medidas do governo que permitiram a redução salarial e a mudança no modelo de trabalho.

“Precisamos nos manter unidos e organizados, reivindicar nossos direitos e cobrar responsabilidade social dos bancos, que poderiam, por exemplo, estimular a economia fazendo o financiamento chegar no setor produtivo com juros mais baixos”, afirma o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, acrescentando que reajustar salários e benefícios do bancário, manter o emprego e contratar mais para melhorar o atendimento à sociedade é também distribuir renda e de ajudar o País a sair da crise.

Participe - Você também pode participar da entrega da minuta de reivindicações por meio de uma manifestação on-line. É só clicar no link e vir com a gente lutar por garantia dos seus direitos e melhores condições de trabalho.

https://bit.ly/2ZThJ2v