Segundo denúncias recebidas pelos sindicatos, empresa quer que, pelo menos, um bancário por agência participe da Track&Field Run Series e que faça a entrega de kits aos corredores
Entidades sindicais estão recebendo denúncias de bancárias e bancários do Santander por conta do Track&Field Run Series, circuito de corrida de rua promovido pelo banco e em várias datas e cidades do país, ao longo do ano. O próximo será realizado nesse domingo (16), partindo do shopping VillaLobos, na zona oeste da capital paulista.
"Nessas denúncias que estamos recebendo, bancários nos informaram que estão sendo convocados, pelo menos um por agência, para a entrega de kits aos corredores e que receberiam hora extra pelo período trabalhado no final de semana. Porém, também tivemos denúncias de que o trabalho poderá ser configurado como voluntário", explica a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander, Wanessa de Queiroz Paixão, que é diretora executiva da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (Fetec-CUT/SP).
"O movimento sindical está em alerta para que ninguém seja pressionado e que os direitos trabalhistas, conquistados na convenção da categoria, sejam respeitados", completa Wanessa. “Os funcionários e funcionárias que se sentirem coagidos, podem procurar os sindicatos da suas bases, onde vamos poder orientar e acolhê-los”, pontua a dirigente.