Alteração faz parte do programa Desendivida, mas não foi negociada com a representação sindical
O Santander estendeu nessa semana o horário de atendimento na área comercial (das 9h às 18h) para, segundo informou, orientar clientes endividados, dentro do chamado programa Desendivida. O banco não negociou essa alteração, apenas enviou comunicado a seus funcionários no último dia 3. Apesar da decisão unilateral, por enquanto o programa não incorre em nenhuma ilegalidade, mas o Sindicato está atento e preocupado com o respeito à jornada e a sobrecarga de trabalho.
“Se o Santander quer ajudar os clientes, que comece contratando mais bancários para atendê-los, pois já há hoje uma enorme sobrecarga de trabalho”, afirma o diretor sindical Rafael Lara. O programa “Desendivida” foi criado pelo Santander no início de 2022. À época o Santander tentou abrir as agências aos sábados, mas houve grande resistência do movimento sindical e o banco recuou. No nosso Sindicato, inclusive, já existia ação judicial contra o trabalho aos sábados antes mesmo do Desendivida.
O Sindicato também reivindica do banco que sejam mantidas as condições de saúde e de segurança e devidamente registradas as horas de trabalho, inclusive as pausas para almoço. Além disso, a garantia de que os gestores não vão apresentar qualquer tipo de empecilho para que as horas trabalhadas a mais sejam compensadas. Os diretores sindicais vão acompanhar o expediente estendido e cobrar que essas horas trabalhadas a mais sejam pagas na forma da lei ou compensadas.
Aqueles que tiverem dificuldades para compensar essas horas, ou enfrentarem qualquer outro problema durante a jornada estendida, devem entrar em contato com o Sindicato.