Manifestação é nacional; no Grande ABC, diretores do Sindicato visitaram agências para conversar com trabalhadores, clientes e usuários do banco
Bancários do Santander realizam nesta terça, 29, em todo o País, um protesto contra os abusos cometidos pela gestão nacional do banco espanhol. No Grande ABC, diretores do Sindicato visitam as agências neste Dia Nacional de Luta, explicando a situação para clientes e usuários e conversando com os trabalhadores.
Um dos motivos da manifestação é a decisão unilateral da direção do Santander Brasil de convocar, para o retorno presencial ao trabalho, as gestantes e bancários do grupo de risco para a covid-19 até 4 de abril. “É um absurdo e uma irresponsabilidade do banco exigir o retorno desses trabalhadores e trabalhadoras, pois ainda estamos numa pandemia e a possibilidade de contrair a doença segue presente”, aponta o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
A manifestação nacional também protesta contra outros problemas que vêm ocorrendo no banco, como é o caso do avanço na terceirização. E reivindica melhores condições de trabalho, mais contratações, fim das metas abusivas e negociação com a representação dos trabalhadores.
Além de conversar com os bancários nas agências, os diretores do Sindicato também distribuíram boletins alertando sobre a situação e destacaram a necessidade de serem mantidos todos os cuidados para evitar o adoecimento por covid-19. Entre eles estão a continuidade do uso das máscaras, mesmo tendo sido liberadas na região, e de álcool em gel.
Nas redes sociais, o protesto ganhou força com a hashtag #Santander Nos Respeite.