Assembleia vai deliberar sobre adiamento do início da compensação, entre outros itens
Durante reunião com o Santander ontem (28) para tratar do aditivo ao acordo de horas-extras negativas, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) obteve um importante avanço. É o adiamento do início da compensação de janeiro para março, com possibilidade de nova prorrogação, a depender do cenário da pandemia de coronavírus.
Mas, para que isso de fato ocorra os bancários terão de referendar em assembleia (com votação virtual), que será convocada em nos próximos dias. Outros itens conquistados dentro do aditivo ao acordo, e que também farão parte da pauta da assembleia, são:
- Ampliação do prazo de compensação de 12 para 18 meses: fica vetado desconto em folha de pagamento até que seja encerrado o prazo de 18 meses para compensação.
- Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, é vetado o desconto das horas negativas não compensadas.
“Quando negociamos o acordo de banco de horas negativas, em setembro, foi previsto o início da compensação em janeiro. Porém, com a continuidade e o agravamento da pandemia, não é seguro o retorno dos bancários ao trabalho presencial e o aumento de jornadas para compensação de horas negativas”, afirma a coordenadora COE, Lucimara Malaquias.
Em sua avaliação o grande avanço conquistado nas negociações, que resultaram nesta proposta de acordo, é o compromisso do Santander de não convocar os bancários para imediata compensação de horas. “Essa flexibilização, diante do atual cenário da pandemia, é fundamental para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores, sobretudo daqueles incluídos no grupo de risco. Entretanto, seguindo a tradição democrática dos sindicatos e demais entidades representativas, a decisão final sobre o acordo cabe aos bancários”, enfatiza.
Para o diretor do Sindicato Ageu Ribeiro essa é “uma conquista preciosa nesses tempos de pandemia”, e os bancários do Santander devem ficar atentos à votação virtual para aprovação do acordo, cuja data será anunciada em breve pelo Sindicato.