Negociação entre a COE e o banco espanhol conquista garantia de segurança para bancários
Após negociação com a Comissão de Organização dos Empregados (COE), o Santander garantiu que bancários do grupo de risco ficarão em casa enquanto durar a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Pertencem ao grupo de risco trabalhadores acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos, em tratamento contra câncer ou com qualquer doença crônica ou imunodepressiva.
Eles devem apresentar relatório médico indicando em qual situação do grupo de risco estão O documento não deve conter prazo, uma vez que não se trata de um atestado médico.
Quem estiver no grupo de risco e porventura tenha apresentado um atestado com 14 dias deve procurar o médico e pedir um relatório sem data de retorno. Os bancários com mais de 60 anos e sem nenhuma das doenças estabelecidas devem apenas preencher a autodeclaração.
Outras medidas - O Santander garantiu também que pertencentes ao grupo de risco que atuam em locais que foram fechados pelo banco e sua equipes estão em férias coletivas. Ou seja, ficam 15 dias em férias coletivas e, findo este prazo, devem continuar em casa e apresentar o relatório médico sem prazo.
“Com estas medidas, todos os trabalhadores do grupo de risco estão à disposição para entrar em trabalho home office, a depender da função e disponibilidade do banco. Estas reivindicações feitas pelos representantes dos bancários têm como objetivo garantir segurança e bem-estar a todos neste momento crítico pelo qual estamos passando. Esta é uma das maiores preocupações do movimento sindical atualmente”, explicou Rita Berlofa, dirigente sindical e membro da COE.
Rita explica, também, que na ausência do relatório médico, os trabalhadores do grupo de risco devem preencher autodeclaração disponível na intranet. Porém, pode ser exigido que comprovem seu quadro clínico a qualquer momento. “Cabe ressaltar que as pessoas no grupo de risco não terão qualquer desconto salarial para os dias não trabalhados”, completou Rita.
Procure o Sindicato - O Sindicato está fiscalizando os locais de trabalho e orienta que qualquer descumprimento das medidas protetivas acordadas com os bancos seja denunciado imediatamente.
Com informações do Seeb SP