Pauta incluiu discussão sobre abertura de agências aos sábados, VR, VA e vale combustível, entre outros itens
O encontro entre representantes dos bancários e do banco Santander no último 25 de abril foi pautado por várias reivindicações dos trabalhadores, entre elas a unificação de cargos nas agências, a alteração das bandeiras nos vales refeição e alimentação e a abertura das agências aos sábados.
No primeiro item foi pedida a ampliação do prazo para a Certificação da CPA 10, enquanto na discussão do VR e VA, segundo o banco, já há mais de 120 locais credenciados e o objetivo é ampliar para 300 mil estabelecimentos até dezembro deste ano. Já com relação às agências abertas aos sábados o Santander informou que pretende abrir 26 agências em todo Brasil para realizar palestras e atendimento de educação financeira de forma voluntária.
“Quando achamos que já vimos de tudo, o banco vem com mais essa ´inovação´: voluntário de patrão... O Sindicato é contra esta ação porque ao utilizar as agências todos são expostos a risco de assalto”, explica o diretor sindical Ageu Ribeiro, embora por enquanto essa prática não esteja prevista para a região do Grande ABC.
Outra questão que está diretamente relacionada à segurança é a retirada de portas giratórias. O banco revelou que ocorrerá em algumas agências devido à redução de assaltos, mas o Sindicato se opõe e vai apelar para a legislação, inclusive, se necessário, solicitando à Polícia Federal que fiscalize e faça valer a lei para segurança dos funcionários e clientes.
O Santander informou ainda que vai atualizar o reembolso do vale combustível por km rodado. A próxima reunião, ainda sem data definida, incluirá na pauta de debates questões relativas ao Plano de Saúde, gerentes de Apoio e o retorno ao trabalho após afastamento pelo INSS.