Acordo garantiu melhorias em algumas cláusulas, como a de Afastamento e Alta da Previdência Social
Os bancários do Santander conquistaram a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2020. A reunião entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e representantes do banco garantiu a manutenção do ACT passado, bem como a melhoria de algumas cláusulas.
Vale destacar a cláusula chamada de Afastamento e Alta da Previdência Social, que trata do adiantamento emergencial ao trabalhador que recebe avaliação como inapto ao trabalho pelo médico do Banco, enquanto aguarda a realização de nova perícia no INSS. Se o INSS não conceder o benefício, o trabalhador não sofrerá o desconto deste adiantamento.
O ACT ainda mantém cláusulas importantes como as que tratam das Bolsas Auxílio Estudo para a primeira graduação e primeira pós-graduação, licença não remunerada de 30 dias para acompanhamento de casos de saúde, licença adoção entre outras. Foram mantidos também o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) e o Fórum de Saúde, reuniões permanentes com o banco para discutir os problemas da categoria. E ficou compromissado inclusive que a primeira reunião do Fórum de Saúde será ainda neste mês de setembro.
PPRS - Foi discutido ainda o acordo de Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) que garantiu, a título de remuneração variável, o valor mínimo de R$ 2.550,00 a todos os trabalhadores indistintamente a ser pago junto com a segunda parcela da PLR. O aumento para esse valor foi uma grande conquista da categoria, pois inicialmente o banco queria apenas aplicar o reajuste oferecido pela Fenaban.
Cabesp e Banesprev - Foram renovados os Termos de Compromisso Cabesp e Banesprev, assinados desde quando o Santander comprou o Banespa, mas cujo o tempo de validade inicialmente era de apenas 60 meses para o Banesprev e 18 meses para a Cabesp.
Assembleia – Para deliberar sobre o ACT, o aditivo e a proposta para PPRS (exercícios 2018 e 2019), além dos termos de compromisso Banesprev e Cabesp, será realizada assembleia no próximo dia 11 de setembro às 18h30 na sede social do Sindicato (rua Xavier de Toledo 268, Centro, Santo André).
Confira edital abaixo.
EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DO RAMO FINANCEIRO DO GRANDE ABC, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 43.339.597/0001-06, Registro sindical nº 46000.005206/00-46 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados do BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A, associados ou não, na base territorial deste sindicato, para a assembleia extraordinária específica que se realizará no dia 11 de Setembro de 2018, às 18h00min., em primeira convocação, e às 18h30min, em segunda convocação, no endereço situado à Rua Coronel Francisco Amaro, 87 – Casa Branca – Santo André - SP, para discussão e deliberação acerca da seguinte pauta: 1. Discussão e deliberação sobre a proposta apresentada para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com vigência 2018/2020 com o Banco Santander (Brasil) S/A, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho FENABAN 2018/2020; 2. Discussão e deliberação sobre a proposta apresentada para celebração do Termo de Compromisso – Aditivo ao ACT 2018/2020; 3. Discussão e deliberação sobre a proposta apresentada para celebração do Acordo Coletivo de PPRS (exercícios 2018 e 2019) do Banco Santander (Brasil) S/A; e 4. Discussão e deliberação sobre a aprovação da proposta dos Termos de Compromissos BANESPREV e CABESP, ambos com vigência 2018/2020.
Santo André, 05 de Setembro de 2018.
Belmiro Aparecido Moreira
Presidente
CPF/107.567.078-03