Apesar de termo de compromisso firmado com o banco, trabalhadores enfrentam problema no dia a dia
A agência 4664 - Demarchi do banco Santander, em São Bernardo, está paralisada nesta segunda, 5. Diretores do Sindicato estão no local e coordenam o protesto contra a prática de assédio moral aos trabalhadores. A ocorrência de assédio desrespeita acordo firmado com o banco. A agência permanecerá fechada durante todo o dia.
Pelo estabelecido no acordo “Boas Práticas”, um documento sobre condutas recomendadas e proibidas no banco, o funcionário não pode ser exposto nem submetido a castigos/brincadeiras em caso de não cumprimento de metas. Os gestores devem ainda evitar o tom de cobrança e priorizar o estímulo e a motivação, sempre observando o respeito ao empregado. No entanto, não é isso o que vem ocorrendo.
Pior regional - “Essa é a pior regional do Santander. Recebemos muitas denúncias de desrespeito aos trabalhadores, e a paralisação é uma reação a essa realidade. Se o próprio banco condena o assédio, por que alguns gestores insistem na prática?”, questiona o diretor sindical Ageu Ribeiro. Entre os muitos problemas enfrentados ali estão também a extrapolação da jornada de trabalho na área comercial, discriminação aos que retornam de licença médica e a falta de orientação adequada.
“Estamos checando se o Santander está fazendo vistas grossas ao próprio acordo que assinou e indo de encontro às suas próprias instruções ou se os gestores estão agindo por conta e risco”, aponta o diretor sindical Eric Nilson. Apuração recente feita pelo Sindicato revelou que, no programa Ações Universitárias (para atrair contas de estudantes), gerentes de Pessoa Física, caixas e até estagiários são convocados a comparecer às faculdades após a jornada de trabalho para fazer abordagem ao futuro cliente, desde antes das 19h até quase 22h.
Para os diretores sindicais essas são condições inaceitáveis, que já foram alvo de discussões e resultaram em documento; ou seja, basta respeitar o que foi acordado. O Termo de Compromisso de Relações Laborais - Boas Práticas (estabelecido com o Santander e reproduzido na cartilha entregue aos funcionários pelos diretores do Sindicato durante reuniões feitas nas agências) tem causado efeito muito positivo entre os trabalhadores do Grande ABC, mas é preciso fiscalizar sempre e denunciar as irregularidades para que a entidade possa agir, como ocorre nesta segunda na agência 4664 - Demarchi.