Foram necessárias várias rodadas de negociação e muita mobilização, mas os bancários do Santander podem finalmente comemorar avanços em seu novo acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O principal deles é uma inovação, já que pela primeira vez o aditivo inclui a recomendação de boas práticas nas relações de trabalho e prestação dos serviços financeiros. O acordo aditivo foi assinado nesta sexta, 28.
O termo assinado pelo banco recomenda aos gestores que evite ´o tom de cobrança´ e a exposição de ´sua equipe ou um funcionário individualmente em reuniões´, entre outros itens. Também estabelece que não são permitidas práticas como a exposição de ranking nominal´ publicamente ou divulgação de ´resultados ou ranking individual´. Perante os clientes recomenda, por exemplo, ´imparcialidade, objetividade e transparência´.
Para o presidente do Sindicato, Eric Nilson, essa inovação vai fazer toda a diferença, já que estabelece práticas que combatem o assédio moral e o desrespeito aos clientes. “Nossas ações deram bom resultado, e mostram a importância de nossa organização e mobilização em todo o País”, destaca.