Categoria bancária será das poucas do Brasil a conquistar reajuste acima da inflação em 2021
Após reivindicação das entidades que representam os trabalhadores bancários o Safra anunciou a antecipação da PLR 2021 para 24 de setembro, junto com a folha de pagamento. A PLR é conquista da categoria, que foi a primeira a garantir o direito em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional no ano de 1995.
Neste ano, além da manutenção de todas as cláusulas da CCT os bancários conquistaram reajuste de 10,97% sobre salários, VA e VR; sobre as parcelas fixa e adicional e teto da PLR e sobre as demais verbas (13ª cesta, auxílio creche/babá, vale transporte, auxílio-funeral, requalificação profissional, entre outras).
O reajuste corresponde à reposição da inflação (INPC entre 1º de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021) mais um aumento real de 0,5%, e resulta do acordo de dois anos firmado no ano passado. “Com isso, em 2021 a categoria bancária será uma das poucas do Brasil a conquistar reajuste acima da inflação. A organização dos bancários e a representatividade de suas entidades foi fundamental para esse resultado”, destaca o diretor sindical Yasuki Niiuchi.