Manifestação, com direito a Papai Noel, ocorre no centro de São Bernardo
Hoje (10) é Dia Nacional de Lutas em repúdio às demissões realizadas pelo Mercantil do Brasil, e o Sindicato está nas ruas com atividade lúdica organizada em parceria com a associação cultural Arca, de Ribeirão Pires. A manifestação acontece em agência do banco na região central de São Bernardo.
Um Papai Noel, um bancário e um banqueiro fazem alusão ao Natal próximo. Mas, enquanto o trabalhador pede em sua cartinha melhores condições de trabalho, seu patrão quer mais demissões e fechamento de agências, como já vem ocorrendo: só na segunda quinzena de novembro o Mercantil demitiu mais de 30 funcionários.
Além disso, o banco, que é responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas, atendendo um público mais idoso, ignora os cuidados para proteção á covid-19, pois, sem funcionários suficientes, são formadas longas filas e aglomerações. Assédio moral e metas abusivas são outros problemas enfrentados pelos bancários do Mercantil e denunciados nas iniciativas desta quinta, que incluem postagens nas redes sociais e tuitaço.
“Não é possível que em plena pandemia, com os casos da doença aumentando, o banco tenha tamanha irresponsabilidade com seus funcionários, clientes e usuários”, destaca o diretor sindical Gheorge Vitti.