Esses são os principais pontos da pauta de reivindicações específica definida ontem (5) no Encontro Nacional dos Trabalhadores
Os 159 delegados e delegadas participantes do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú, realizado virtualmente na tarde desta quinta-feira (5), definiram sua pauta de reivindicações específica.
O objetivo é retomar com o banco a negociações de cada um dos pontos debatidos. "O encontro nacional possibilita conhecermos a realidade de todo o Brasil e assim definir estratégias que contemplem todos os trabalhadores do banco", afirma o diretor sindical Marcelo Alves.
Conheça os principais itens debatidos:
Saúde do trabalhador
Saúde do trabalhador foi o tema da primeira mesa de trabalho do encontro nacional. O assunto sempre foi importante para o movimento sindical bancário e com a pandemia ganhou ainda mais importância. A vacinação começou, mas está longe de ser ideal, e é preciso continuar na luta pelo cumprimento dos protocolos de saúde e segurança negociados com a Fenaban no começo da pandemia e pela vacinação de todos os bancários.
Além disso o acordo firmado com a Fenaban estabeleceu que não haverá volta ao trabalho sem negociação dos critérios, com um protocolo único de procedimento.
Emprego
Os delegados e delegadas debateram os números apresentados pela economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cátia Uehara, no início do encontro. O propósito é abrir negociações sobre as metas e os programas de remuneração, muitas vezes usados como justificativas para demissões.
Remuneração
O terceiro ponto debatido na pauta foi remuneração. Os delegados e delegadas mostraram que instabilidade e medo de demissões são os resultados da implementação do GERA, programa de remuneração variável criado para substituir o AGIR. O GERA causou acúmulo de funções, aumentos as metas, sobrecarga de trabalho, assédio moral, entre outras pioras na comparação com o Agir, que já tinha diversos problemas.
.
GT Saúde
O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú foi o tema da quarta mesa de debate do encontro nacional, apresentando um resgate das negociações feitas no último período. Durante a pandemia este trabalho ganhou ainda mais importância, mas falta muito a se avançar.
Fundação Itaú
Foi feito um breve relato sobre todos os planos e um resgate das últimas eleições, realizadas em maio, lembrando que os ataques que os fundos de pensão estão sofrendo já resultam em debate bastante disseminado, e é preciso atuar pela representatividade dos trabalhadores.