Conquista é válida para os que atuaram como caixa na Caixa a partir de maio de 2012
Agora é definitivo: após anos de luta, o Sindicato venceu na Justiça a ação de ´quebra de caixa´ para os caixas da Caixa. Ela foi movida em 2017, de forma coletiva, e tramitou por várias instâncias até o desfecho favorável aos trabalhadores.
“É uma grande conquista que nos mostra a importância de nossa entidade, sempre em defesa da categoria, seja jurídica ou politicamente”, comemora o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
Nesta última etapa, o processo estava tramitando no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e transitou em julgado. O próximo passo agora é a execução da ação, e uma plenária com os empregados será realizada no próximo 17 de abril às 19h na sede social do Sindicato.
Segundo o diretor de Relações Sindicais, Hugo Saraiva, “todos os que exerceram função de caixa em agências da Caixa no ABC a partir de maio de 2012 podem participar para esclarecimento de dúvidas, independentemente de serem sindicalizados ou não”.
O papel do departamento Jurídico da entidade em mais essa vitória também é destacado por seu secretário, Natalino Fabbrini, lembrando as muitas vezes em que foram conquistados direitos dos bancários a partir do acionamento da Justiça, e que outras ações estão em andamento.
Entre essas últimas estão outras duas ações coletivas de quebra de caixa para os empregados com cargos de tesoureiros e avaliadores de penhor na Caixa. Ambas estão com decisão favoráveis no TST, mas a Caixa entrou com recurso e aguarda-se o julgamento
“É fundamental que o bancário participe cada vez mais do Sindicato. A sindicalização traz benefícios para o trabalhador e para toda a categoria, pois fortalece nossas lutas, e juntos somos mais fortes”, complementa a secretária de Formação, Inez Galardinovic.
A sede social do Sindicato fica na rua Xavier de Toledo 268, no centro de Santo André.