Área restrita

Caixa: Sindicato entrega à vice-presidente cartas com reivindicações dos empregados

Caixa
Tipografia

Documentos abordam problemas no Saúde Caixa e na Funcef e a falta de trabalhadores no banco


EntregacartacaixaRepresentantes dos empregados da Caixa entregaram ontem (14) à vice-presidente em exercício do banco, Magda Carvalho, três cartas com reivindicações ao banco. A entrega dos documentos ocorreu durante o Nação Caixa, evento voltado para gestores da instituição realizado na cidade de Atibaia (SP).

“Destacamos o ´apagão´ de qualidade do Saúde Caixa, a falta de empregados no banco e até mesmo de espaços físicos para empregados das áreas-meio poderem trabalhar. E as alterações na Funcef, ocorridas de forma unilateral, bem como a sustentabilidade do fundo”, explica Hugo Saraiva, diretor do Sindicato, presente ao evento assim como Jorge Furlan, também diretor do Sindicato e da Apcef e representante de SP na CEE Caixa.

Especificamente sobre o Saúde Caixa a carta aborda os atrasos no pagamento de credenciados, o aumento de descredenciamentos, o suporte deficiente da central de atendimento e a enorme burocracia para novos credenciamentos. Com isso, na prática se impede o aumento da rede de atendimento.

Já o documento sobre a falta de empregados explicita que, no fim de 2018, havia 84.952 empregados e 3.375 agências. Já no último balanço, que traz os números de setembro deste ano, o número de empregados é de 84.751 e, o de agências, 3.372. Em setembro de 2014 a expansão do quadro de pessoal da Caixa chegou à marca histórica de 100 mil empregados contratados. Naquele ano, só entre janeiro e agosto foram contratados 2.763 empregados.

Finalmente, em relação à Funcef foram ressaltadas as mudanças unilaterais no Estatuto, que ocorreram de forma ilegal, além da demora no retorno do convênio do INSS com a Caixa e a Funcef. A falta de soluções para a incorporação do REB pelo Novo Plano e ameaça representada pela CGPAR 25 foram outros assuntos da carta. A implementação integral da CGPAR 25, na prática, acaba com o conceito de Previdência construído desde a criação da Funcef, em 1977, pois prevê a criação de planos CD, que não têm mutualismo.

Os documentos foram entregues pelos diretores do nosso Sindicato, dos Bancários de São Paulo, Bancários de Jundiaí, Bancários de Guarulhos e Bancários de Bragança Paulista, além da Apcef-SP. A intenção era entregá-los diretamente ao presidente do banco, Pedro Guimarães, mas ele se recusou a receber os representantes dos empregados e mandou a vice-presidente recebê-los. “Queremos respostas sobre os assuntos abordados e vamos continuar pressionando o banco para buscar soluções”, afirma Furlan.

Para ler a íntegra dos documentos acesse:

pdf Carta para Presidência Caixa (6.18 MB)

1512representantes

Representantes dos empregados presentes no encontro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS