Área restrita

IPO da Caixa Seguridade tem protesto em SP

Caixa
Tipografia

Movimento sindical denuncia distanciamento do banco público de seu papel social

Uma manifestação no Centro Velho de São Paulo, nas proximidades da Bolsa de Valores, com a presença do diretor sindical Hugo Saraiva, acontece nesta manhã para protestar contra o IPO da Caixa Seguridade. A instituição também pretende abrir o capital da Caixa Cartões, da Caixa Asset e do chamado banco digital, numa privatização por segmento do banco público.

Saraiva destacou que, na atual gestão, a direção do banco se distancia dos mais pobres e da classe média (veja vídeo) e, assim, também de seu papel de fomentar o desenvolvimento do Brasil, que a Caixa cumpre há mais de um século. O movimento sindical vem se mobilizando em defesa da Caixa 100% pública e da garantia dos direitos de seus empregados.

Na terça, a Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) protocolou na Justiça Federal de Brasília uma Ação Popular contra o IPO da Caixa Seguridade. Nela foram abordados temas como o conflito de interesse na atuação da Caixa como intermediadora na venda das ações e a violação das normas da Comissão de Valores Mobiliários que regulamentam a oferta pública de ações. Também foram protocoladas denúncias na CVM sobre o processo da oferta de ações da subsidiária.

Segundo as denúncias, feitas pelo vice-presidente da CUT e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região (Seeb/SP), Luiz Cláudio Marcolino, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, violou duas instruções da Comissão (400 e 539) ao oferecer as ações do braço de seguros da Caixa sem analisar o perfil do cliente. A outra é sobre a cobrança abusiva de metas para que os empregados vendam as ações, sem qualquer preparação adequada para isso.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS