Documento critica MP 995 publicada na última sexta pelo governo Bolsonaro e que permite vender o banco via subsidiárias
Diversas entidades ligadas à defesa dos empregados da Caixa e do banco público divulgaram manifesto contra a Medida Provisória 995, publicada pelo governo Bolsonaro na última sexta, 7. O Sindicato apoia e subscreve o documento. A MP permite à Caixa a venda ou abertura de capital via subsidiárias e coligadas, e já recebeu 412 emendas de deputados e senadores.
“A medida não vem para tornar a Caixa mais eficiente. Ao contrário, o que ela faz é abrir o caminho para que a Caixa seja “fatiada”, fique menor e perca espaço no mercado. Vender operações lucrativas do banco vai comprometer ação principal da Caixa, que é o seu papel social na área de habitação, crédito imobiliário, saneamento e tantas atividades que fazem da Caixa um banco público operador das principais políticas sociais do País, como o Programa Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, para citar apenas alguns”, pontua o manifesto (leia íntegra aqui).
A consulta pública sobre a MP 995 também já está aberta no e-cidadania do Senado, e é possível votar pelo link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=143917.
Participe e compartilhe na defesa da Caixa como banco público voltado ao desenvolvimento do Brasil e seu povo.