Sindicato recebeu denúncias de que acordo está sendo descumprido em alguns locais de trabalho
A Caixa está descumprindo a cláusula que estabelece o pagamento integral das horas-extras em agências com até 20 empregados. De acordo com denúncias recebidas pelo Sindicato, há locais de trabalho na região cujo número não ultrapassa esse limite pagando apenas 50% do valor das horas-extras e o restante em compensação.
“A regra dos 50% só vale para agências maiores, com remuneração de 50% das horas extras e compensação dos outros 50%. No acordo está estabelecido que naquelas com até 20 empregados o pagamento é de 100% das horas extras”, aponta o diretor sindical Jorge Furlan. Uma das conquistas da recente negociação foi justamente descartar a substituição por um banco de horas, como pretendia a Caixa, e assegurar o pagamento em dinheiro.
Jornada de 6 horas – Outra conquista, o intervalo de meia hora para quem tem jornada de 6 horas, ainda está em processo de adaptação. Quem optar por esse horário fará jornada de 6h15, mas o sistema da Caixa ainda não está apto a fazer o registro devidamente. “A data limite é abril de 2019, mas vamos ficar atentos para que a Caixa faça as adequações o quanto antes. E em caso de dúvida ou qualquer risco de prejuízo, denuncie ao Sindicato”, alerta o diretor sindical Hugo Saraiva.