[caption id="attachment_6383" align="alignright" width="300"] Representante dos empregados, Maria Rita passa a participar da reuniões do CA da Caixa[/caption]
Participação da conselheira Maria Rita Serrano nas reuniões é aprovada, fortalecendo representatividade e democracia
Após vários meses de reivindicação o movimento nacional dos empregados da Caixa obteve conquista no último dia 30. Foi aprovada a participação de Maria Rita Serrano, representante suplente dos trabalhadores, nas reuniões do Conselho de Administração do banco. Até então, somente o titular do cargo, Fernando Neiva, tinha essa prerrogativa.
“Lutamos por isso durante os últimos oito meses. Essa conquista garante que nossa representação no CA ocorra de forma plena, como definido pelos empregados quando da nossa eleição”, comemora Maria Rita, que também é diretora do Sindicato. Ela lembra que as eleições ocorreram em dois turnos, que no primeiro concorreram outras 114 chapas e que representa o maior colégio eleitoral entre os empregados da Caixa, o estado de São Paulo. “As eleições foram democráticas e transparentes. Agora, com minha participação nas reuniões, há a garantia real de representatividade”, reforça.
A presença do suplente nos debates já ocorre em outros colegiados, como no Conselho Deliberativo da Funcef. O CA da Caixa é formado por cinco indicados pelo banco, pelos dois eleitos (titular e suplente) e por um presidente. O mandato dos eleitos é de três anos. Fernando Neiva e Maria Rita Serrano foram eleitos no início de dezembro de 2013, e a posse foi realizada quase quatro meses depois, já que dependia de alteração em artigo do Estatuto da Caixa que restringia a participação de todos os empregados no processo de gestão.
Conquista na proposta do REB
Também no último 30 de outubro a Funcef apresentou proposta de metodologia elaborada por um grupo tripartite formado por representantes da Fundação, Caixa e Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) para viabilizar a incorporação do REB pelo Novo Plano. Segundo o presidente da Fundação, Carlos Caser, a proposição já foi aprovada pela executiva da Funcef e será colocada em votação na próxima reunião do Conselho Deliberativo, em 5 de novembro.
A apresentação da proposta a ser avaliada pela Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa-Contraf/CUT) foi uma das conquistas da campanha salarial 2014. “É uma reivindicação que vem desde 2006, quando foi implementado o Novo Plano”, afirma o diretor sindical e funcionário da Caixa Jorge Furlan. “Ao longo desses anos são quase 13 mil participantes acumulando prejuízos, porque poderiam estar em um plano de benefício melhor”, acrescenta a coordenadora da CEE, Fabiana Matheus, para quem a metodologia formulada pelo grupo tripartite atende aos princípios defendidos pelas entidades representativas dos empregados e aposentados, resguardando os direitos e obrigações dos associados ao REB e ao Novo Plano.
Após aprovada na Funcef a proposta deverá ser avaliada também pela Caixa e novamente pelos órgãos controladores, Dest e Previc.
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS