Para Sindicato dos Bancários do ABC, população menos favorecida é a mais prejudicada com eventuais deslocamentos para outras localidades
O Bradesco fechou várias agências no ABCD. O Sindicato dos Bancários do ABC informou ao ABCD Jornal que nos últimos meses, foram fechadas 16 agências, sendo cinco em Santo André, quatro em São Bernardo, três em São Caetano, duas em Diadema e duas em Mauá.
Em São Bernardo, por exemplo, foram fechadas duas agências que causaram surpresa aos clientes, sendo uma na Marechal Deodoro, do lado do MC Donald´s e uma outra no Riacho Grande.
“A maioria das agências fechadas no ABC ficavam em regiões mais periféricas, como foi o caso do Riacho Grande”, disse o presidente do sindicato do Bancários no ABC, Gheorge Vitti, ao acrescentar que o fechamento tem ocorrido nos últimos 12 meses.
Entre outras agências fechadas estão a da Senador Flaquer , 380, em Santo André, Avenida Goiás 1.621 e rua Manoel Coelho, 676, ambas em São Caetano, e da da avenida Barão de Mauá, 1.389, em Mauá
Segundo ele, os funcionários das 16 agências não foram demitidos, mas a população foi prejudicada, pois precisa se deslocar para outras regiões para buscar atendimento. “Quem vai aos bancos são os menos favorecidos, os mais pobres. Quando o banco fecha uma agência, demonstra que não pensa na inclusão e na questão social”, afirmou o dirigente sindical.
O presidente do sindicato acrescentou que o problema do fechamento de agências não afeta só o ABCD, mas o País como um todo. Recentemente, foi solicitado ao governo federal que inicie uma regulamentação do sistema financeiro, principalmente neste momento em que crescem os bancos digitais.
A Constituição Federal de 1988, em artigo 192, parágrafo 3º, regulamenta o sistema financeiro, mas, na visão dos bancários, são necessárias mudanças para adequação à realidade atual.
“Os bancos digitais não tem mesmos compromissos. É uma concorrência desleal com os demais bancos. Os funcionários também não são contratados como bancários e sim como agentes financeiros e, portanto, não tem os os mesmos benefícios”, concluiu Gheorge Vitti.
O ABCD Jornal enviou email para o Bradesco na semana passada, mas até o fechamento dessa reportagem não havia se manifestado sobre o assunto.
Fonte: ABCD Jornal