Será realizada nesta quinta, 1º de outubro, assembleia na sede social do Sindicato. Em pauta estará a votação de greve a partir do dia 6 de outubro, já que as negociações com a Fenaban não chegaram a um bom resultado.
A categoria reivindica reajuste salarial de 16%, incluindo reposição da inflação e aumento real, mas os banqueiros ofereceram apenas um aumento de 5,5% (4% abaixo da inflação do período) e abono de R$ 2.500. Além disso, não houve avanços na discussão de temas relacionados às cláusulas sociais, como por exemplo saúde e segurança. "É fundamental manter a nossa mobilização, porque o que os banqueiros querem é nos enfraquecer. Não vamos aceitar retrocesso", destaca o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.
O tema da campanha salarial deste ano é “Exploração não tem Perdão”, em alusão às condições de trabalho e salário enfrentadas pela categoria e à riqueza do setor financeiro, que passa longe da crise.
Desde o lançamento da campanha o Sindicato já promoveu centenas de reuniões em locais de trabalho do Grande ABC para informar sobre o desdobramento das negociações. As conversas nas agências incluem ainda os clientes e usuários, que também são vítimas da ganância dos bancos.
A assembleia será iniciada às 18h30 e a sede social do Sindicato fica na rua Xavier de Toledo, 268, no centro de Santo André.