Atividades aconteceram também em agências do Bradesco
No Dia Nacional de Luta dos funcionários do HSBC, o Sindicado dos Bancários do ABC realizou atividades em agências da Região. Além do HSBC a atividade aconteceu também em agências do Bradesco. As agências ficaram paralisadas por uma hora e os diretores do Sindicato realizaram reuniões com os funcionários e distribuíram material impresso. “Nós estamos cobrando a manutenção dos empregos e melhores condições de trabalho”, explica Belmiro Moreira, presidente do Sindicato e funcionário do HSBC.
Durante o ato, dirigentes do Sindicato explicaram para a categoria sobre o risco de demissões principalmente durante o processo de incorporação pelo Bradesco. “Há uma grande preocupação em relação a emprego entre os funcionários do HSBC e isso causa uma grande instabilidade no ambiente de trabalho”, disse Belmiro.
Segundo a Pesquisa de Emprego Bancário divulgada ontem (30) pela Contraf-CUT, nos quatro primeiros meses de 2016 foram fechados 4.553 postos de emprego bancário no Brasil. A principal queda aconteceu em São Paulo, seguido do Rio de Janeiro. A análise por setor de atividade econômica demonstra que “bancos múltiplos, com carteira comercial”- grandes instituições como Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, HSBC e Banco do Brasil, juntamente com a Caixa Econômica Federal, – foram os principais responsáveis pelo saldo negativo.
[caption id="attachment_10817" align="alignnone" width="425"]
