Primeira votação, encerrada em 31 de janeiro, foi anulada em razão de problemas técnicos
A Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de escolha da conselheira ou conselheiro de Administração representante dos funcionários do Banco do Brasil (Caref), para o Conselho de Administração da empresa, anulou a votação que ocorreu entre 22 e 31 de janeiro por razões técnicas. Com isso, um novo processo será realizado, com eleições de 7 a 13 de fevereiro para o 1º turno e, se necessário, de 6 a 12 de março para o 2º turno.
O primeiro problema foi identificado pelo movimento sindical. "Percebemos que os funcionários da ativa cedidos para outras empresas ou entidades não estavam conseguindo votar. Então, acionamos a Comissão Eleitoral, ainda durante o período de votação do 1º turno, que seria até o dia 28 de janeiro. A entidade reconheceu o problema e estendeu o prazo de votação até o dia 31, para que todos pudessem participar", explica a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados do Banco do Brasil (CEBB) e secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes.
Porém um segundo problema de ordem técnica foi identificado e confirmado pela Comissão Eleitoral na segunda-feira (3): três candidatos regularmente inscritos não estavam incluídos na cédula eleitoral do sistema eletrônico. "Dessa forma, em nome da integridade e da isonomia do processo eleitoral, a Comissão Eleitoral tornou sem efeito a votação realizada e deliberou pelo reinício da votação para a eleição Caref 2025", disse a entidade em nota.
Novas datas:
7 a 13 de fevereiro: 1º turno
14 de fevereiro: divulgação do resultado preliminar
Em caso de necessidade, o 2º turno ocorrerá de 6 a 13 de março.
Movimento sindical apoia Selma Siqueira – O Sindicato e outras entidades representativas dos trabalhadores do BB apoiam Selma Siqueira porque ela representa a essência do que defendem para o Banco do Brasil: um banco público, inclusivo e conectado às necessidades de seus funcionários e da sociedade brasileira. Em sua trajetória Selma já demonstrou sua capacidade de diálogo e compromisso com o funcionalismo. Para votar nela, use a chave F9032233 no sistema eletrônico.
Por um BB forte, público e inclusivo, conheça e apoie a candidatura de Selma Siqueira ao Caref BB 2025!
Conheça as propostas da candidata:
1. Valorização dos Trabalhadores
Selma acredita que um BB comprometido com o funcionalismo é aquele que promove igualdade de oportunidades, com equidade de gênero, cor, idade, orientação sexual, religião e inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), respeitando a diversidade em todas as áreas do banco.
2. Defesa da Realização de Novos Concursos
“Nós vamos defender a realização de novos concursos no BB para assegurar melhores condições de trabalho aos funcionários e funcionárias que estão sobrecarregados e também para cobrir eventuais vazios de assistência bancária nas agências de todas as regiões do nosso País”, afirma.
3. Melhoria do Atendimento ao Cliente
“Não tenho nenhuma dúvida de que a melhoria do atendimento ao cliente é fundamental para o fortalecimento do BB. Vamos defender a recuperação do número de postos de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, resultando em clientes mais satisfeitos que se tornam divulgadores e defensores do banco”, propõe.
4. Revisão do Processo de Gestão (Performa)
Para Selma, a revisão do Performa tem o objetivo de garantir a continuidade do processo de revisão do plano de cargos e salários, em especial dos Gerentes de Relacionamento e Assessores, buscando critérios mais justos de evolução profissional na carreira do banco.
5. Transparência no Conexão
Um dos compromissos da candidata é construir os meios para dar transparência ao processo de gestão e atribuição de metas, promovendo maior participação dos envolvidos, além de combater abusos e cobranças indevidas.
6. Banco Público Sustentável
No Caref, fazer uma defesa aguerrida e intransigente do BB público, sustentável e focado no desenvolvimento do Brasil.
7. Governança com Diversidade
Uma das prioridades da candidata no Caref será garantir um modelo de governança que respeite e amplie a diversidade nos cargos de gestão do banco, com mais investimentos em pessoas e tecnologia, e critérios objetivos e transparentes de ascensão e descenso na carreira.
8. Comunicação do Mandato
“Temos o compromisso de ampliar a comunicação do nosso mandato com o funcionalismo, participando de reuniões, plenárias, audiências e seminários organizados pelas representações sindicais e associativas. Defender os funcionários e funcionárias é a nossa missão”, destaca.