Movimento sindical vê com otimismo nova gestão no banco público
Foi publicada nesta segunda, 16, no Diário Oficial da União, a nomeação de Tarciana Paula Gomes Medeiros para o cargo de presidenta do Banco do Brasil. A posse deverá ocorrer ainda hoje, às 18h no CCBB em Brasília.
Ela será a primeira mulher a presidir o BB nos 214 anos de história do banco público. Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está na instituição desde o ano 2000. O movimento sindical vê com otimismo a condução da presidência do BB às mãos de Tarciana.
“Aguardamos por uma gestão que recupere o Banco do Brasil como um banco público, alinhado às políticas de desenvolvimento que o País precisa para melhorar a economia. E isso passa por uma política de crédito a juros mais baixos”, ponderou a presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira.
O presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti, também tem a expectativa e o desejo de uma boa gestão a partir da posse de Tarciana. “Esperamos que ocorra a recomposição do quadro de funcionários e de agências, reduzidos nos governos Temer e Bolsonaro, e que o banco tenha impulsionado seu papel de agente do desenvolvimento no Brasil”, afirma.
Tarciana, que tem 44 anos, é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão. Desde 2021 ocupava o cargo de Gerente Executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE, responsável pelos ciclos de relacionamento com clientes.
Em 2019, tornou-se executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos. Em 2018, assumiu a Superintendência Executiva Comercial da BB Seguros. Em 2017, foi qualificada pelo Programa de Ascensão Profissional de Executivos do BB e, entre 2015 e 2017, liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros, onde desenvolveu modelos estratégicos de negócios.