Os recentes reajustes do plano de saúde dos aposentados do Economus, além da resistência por parte do BB em negociar com a representação dos associados, está inviabilizando a continuidade dos participantes.
Desde setembro, o custeio das despesas dos planos Feas se dá por meio da arrecadação das contribuições dos beneficiários pagantes. Desta forma, a entidade de previdência complementar dos funcionários oriundos do Banco Nossa Caixa majorou os valores dos pisos, estabeleceu um valor de teto para as contribuições mensais, e ajustou o percentual das coparticipações e o cálculo do percentual de contribuição mínimo necessário.
“Já havia no Acordo Coletivo de Trabalho firmado com o Banco do Brasil em 2018, e renovado em 2020, uma cláusula que prevê a instauração de mesa de negociação específica para discutir as questões pendentes que afetam os funcionários de bancos incorporados, no entanto, o banco não negocia com as entidades sindicais e prejudicam os aposentados da extinta Nossa Caixa, disse Gheorge Vitti, presidente do Sindicato. “Vamos continuar cobrando uma negociação e é fundamental que a nossa mobilização se intensifique”, finaliza.
Plenária - Nesta quinta-feira 4, às 19h, a Fetec-CUT/SP promove uma plenária virtual sobre o Economus, A plenária será realizada por meio da plataforma Zoom, através do link:
bit.ly/PlenariaEconomus (ID da reunião: 880 6772 5383 I Senha de acesso: 100914).