Candidata obteve mais de 10 mil votos
Foi divulgado nesta sexta-feira (15) o resultado do primeiro turno da eleição para a escolha do conselheiro representante dos funcionários do Banco do Brasil em seu Conselho de Administração (Caref), que foi encerrado no último dia 14. Débora Fonseca, candidata apoiada pelo Sindicato e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e, também, da maioria dos sindicatos de bancários, foi eleita com 10.907 votos. O segundo colocado, Milton Café, obteve 2.245 votos, e o terceiro, André Galina, 1.352.
Débora, que tem como sua principal plataforma a defesa do BB como instituição pública foi candidata a reeleição e já participou de várias atividades com a categoria no Grande ABC. Nestes dois anos de mandato, fez o contraponto às teses privatistas no Conselho de Administração e esteve presente em inúmeras atividades em defesa do BB como instituição pública, procurando apoio junto a parlamentares, membros do Poder Executivo, associações e entidades de classe de trabalhadores e empresariais.
Repudio à reestruturação
No início desta semana, Débora Fonseca, solicitou a alta administração do banco informações sobre a reestruturação e seu impacto no futuro do BB e na vida de seus funcionários.
Na solicitação, Débora afirma que a definição deste programa deveria ter sido avaliada e deliberada com todo o cuidado pelo Conselho, pois altera o planejamento estratégico do banco, seu posicionamento no mercado e sua presença nas regiões e municípios brasileiros.
Além disso, foi solicitado informações sobre todos os itens que não sejam diretamente vinculados às questões salariais ou trabalhistas, como o fechamento de agências e postos de atendimento e, também, as datas e instâncias em que aconteceram as deliberações.