Área restrita

Funcionários do BB são contra fechamento das agências e resistem ao desmonte do banco

Banco do Brasil
Tipografia

Manifestações acontecem nesta sexta-feira por todo o Brasil com o uso de roupa preta e tuitaço

Descontentes com o anúncio do plano de reestruturação do BB anunciado na semana passada, os trabalhadores realizarão, nesta sexta-feira, 15 mobilizações por todo o Brasil e prometem resistir a esse desmonte que está sendo construído pelo governo federal.

Segundo os funcionários do banco, a precarização da instituição já vem ocorrendo há algum tempo e, com o governo Bolsonaro, o processo está acelerado com medidas que prejudicam, não só os trabalhadores do BB como toda a população que é atendida pela instituição.

Fazem parte deste plano o descomissionamento de milhares de funcionários, a extinção dos caixas executivos, o fechamento de agências com diminuição de funcionários através de um Plano de Demissões Voluntários (PDV).

Nada justifica o desmonte do Banco do Brasil, uma instituição sólida e que, de 2016 a 1019, registrou crescimento, em termos nominais, de 122% no lucro líquido. No mesmo período, a receita de tarifas aumentou 22%, também em termos nominais. Enquanto isso, a direção do banco reduziu o quadro de funcionários cada vez mais. De 2016 até o terceiro trimestre de 2020, o número de funcionários caiu de 109.864 para 92.106, uma redução relativa de 16%. No mesmo período, o número de agências foi reduzido de 5.428 para 4.370, uma redução de 19%. É o desmonte em andamento.

Participem do tuitaço contra desmonte do BB nesta sexta-feira às 11h

Vamos todos nos vestir de preto e postar fotos com a hashtag #MeuBBvalemais

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS