Área restrita

Coronavírus: após cobrança, BB divulga novas orientações

Banco do Brasil
Tipografia

Funcionários com mais de 60 anos e em grupos de risco, por exemplo, trabalharão de casa quando for possível

Após ser cobrado pelo anúncio de medidas insuficientes para conter a transmissão de coronavírus nos locais de trabalho, o Banco do Brasil divulgou ontem (17) novas orientações aos funcionários (veja anexo). O presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, encaminhou ofício à Gepes (Gestão de Pessoas), reforçando as reivindicações.

A principal medida anunciada, que atende à demanda do Sindicato, é o trabalho home-office para todos os funcionários que possam realizá-lo dessa forma, em especial aqueles do grupo de risco. O banco determinou que funcionários acima dos 60 anos, grávidas, portadores de doenças crônicas, cardiovasculares ou pulmonares, além de pacientes com câncer, devem trabalhar prioritariamente em isolamento em casa. Caso não seja possível, esses trabalhadores deverão ser liberados para ficar em casa à disposição do banco. Também estão dispensados menores aprendizes e estagiários.

Nas cidades onde há transmissão comunitária confirmada pelo Ministério da Saúde (como São Paulo e Rio de Janeiro), os funcionários da sala de autoatendimento devem ser retirados da função e cartazes trarão orientação aos clientes. Nestas cidades também será permitido o abono de uma hora de trabalho por dia, flexibilizando a jornada, além de escalonar os turnos dos funcionários, mantendo as indicações da vigilância epidemiológica.

“É importante que o banco seja comunicativo e transparente, porque a crise exige rapidez e alterações conforme sua dinâmica. E o bancário também deve participar ativamente, informando sobre a ocorrência de qualquer problema”, afirma o diretor sindical Otoni Lima.

Cassi – Bancários de Porto Alegre (RS) denunciaram que, diante da procura por atendimento na Cassi com sintomas de gripe, foram dispensados com atestado por apenas dois dias. A prática contraria as recomendações de autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), já que quem apresentar algum sintoma, mesmo que de resfriado, deve ser isolado para evitar aglomerações e a disseminação. Se isso ocorrer com você ou colega, denuncie.

 

bbcorona

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS