Área restrita

BB: comissão de funcionários questiona volta de gerentes PJ para agências

Banco do Brasil
Tipografia

No ABC situação atinge escritórios de São Bernardo e Santo André

A reestruturação que o Banco do Brasil está fazendo nas gerências de Pessoas Jurídicas foi questionada na última sexta, 7, pela Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB), que se reuniu com o diretor da Divisão de Coordenação e Apoio às Gerencias Regionais de Gestão de Pessoas (Dipes). O banco está realocando gerentes especializados no atendimento a empresas (PJ) nas agências.

Com isso, promove o retorno ao modelo que era utilizado até 2015, quando centralizou os gerentes PJ em escritórios para atendimento de Micro e Pequenas Empresas (MPE). A mudança fez com que o BB perdesse 51% da carteira de crédito de clientes MPE. Agora, depois desta grande perda, retoma o modelo anterior. O problema é que não haverá vagas para todos nas agências. A situação atinge vários locais, entre eles os escritórios de São Bernardo e Santo André.

O representante do banco informou que serão disponibilizados computadores portáteis para os gerentes realizarem o trabalho remotamente, sem a necessidade de registrar o ponto nas agências. No entanto (após indagação Tribunal de Contas da União e ação do Ministério Público), embora o BB tenha sido obrigado a instalar sistema de ponto eletrônico, consta em cláusula do acordo com os trabalhadores a determinação de que os funcionários registrem o ponto presencialmente nos locais de trabalho. O item foi questionado pelos representantes da CEBB.

A cláusula 41 do ACT dispõe que diz que “o banco manterá sistema de ponto eletrônico para controle da jornada”, conforme previsto no § 2º do Art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho e artigos 1º e 2º da Portaria nº 373, do Ministério do Trabalho. O item “a” do parágrafo primeiro desta cláusula determina ainda que os funcionários devem acessar o sistema de ponto eletrônico no local de trabalho para o registro das horas trabalhadas.

Reestruturação total - O banco vem promovendo série de mudanças administrativas que resultarão em perdas na remuneração mensal e PLR dos funcionários. Alega que as mudanças têm como finalidade promover o aumento da remuneração daqueles com alta capacitação que estão saindo para trabalhar nos concorrentes, mas o que se observou da proposta é que apenas diretores vindos do mercado terão o aumento; para os demais trabalhadores haverá redução.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS