


O Sindicato dos Bancários do ABC esteve presente, nesta quarta-feira (24), no ato de entrega da minuta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2026 à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), marcando o início oficial das negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A delegação do ABC participou da mobilização ao lado de dirigentes sindicais de todo o país, reforçando a unidade da categoria em defesa dos direitos dos bancários.
A pauta entregue é resultado de um amplo processo de construção coletiva, que envolveu a Consulta Nacional dos Bancários, as conferências estaduais e a 28ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em São Paulo. O documento reúne as principais demandas da categoria para a campanha salarial deste ano e servirá de base para as negociações com a Fenaban, que começam em julho.
Entre as principais reivindicações estão a reposição integral da inflação com 5% de aumento real, valorização da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), reajuste do vale-alimentação e vale-refeição, fim das metas abusivas, defesa do emprego bancário, manutenção da Convenção Coletiva Nacional, fortalecimento dos bancos públicos e regras para garantir que a tecnologia e a inteligência artificial sejam utilizadas sem retirar direitos ou colocar empregos em risco.
A campanha também chama atenção para os desafios enfrentados pela categoria. Apesar dos lucros bilionários registrados pelos bancos, o setor continua reduzindo postos de trabalho e fechando agências, ao mesmo tempo em que cresce a pressão por metas e o adoecimento mental dos trabalhadores. A Consulta Nacional revelou que 72,6% dos bancários avaliam que o ambiente de trabalho impacta negativamente a saúde mental da categoria.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Gheorge Vitti, a entrega da pauta representa o primeiro passo de uma campanha que dependerá da mobilização da categoria. “A entrega da minuta marca o início de uma campanha que exige mobilização e unidade dos bancários. Os bancos seguem acumulando lucros expressivos, e é justo que os trabalhadores sejam valorizados com aumento real, melhores condições de trabalho e respeito aos direitos conquistados. O Sindicato dos Bancários do ABC estará presente em cada etapa dessa campanha, ao lado da categoria, para construir mais uma grande conquista para os trabalhadores”, destacou.