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Santander insiste no atendimento até as 18h

Santander
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Após tentar abrir agências aos sábados banco agora aumenta expediente em duas horas; movimento sindical defende criação de dois turnos, com redução da jornada e geração de emprego

 

Santateas18h1003Em mais uma ofensiva para tentar aumentar o horário de atendimento em suas agências, o banco Santander, sem qualquer tipo de negociação com os representantes dos trabalhadores, anunciou que vai atender clientes até as 18h. O expediente bancário termina às 16h.

O movimento sindical se reuniu na última terça (8) para avaliar os impactos desta mudança e, no dia seguinte, transmitiu seu posicionamento contrário ao banco que, no entanto, manteve a proposta. De acordo com o Santander o objetivo é promover a renegociação de dívidas de clientes. A ação, denominada “Semana Desendivida”, está prevista para a próxima semana, de segunda (14) até sexta-feira (18).

No entanto, se o banco quer alterar a jornada, deveria implantar os dois turnos de trabalho, reivindicação antiga do movimento sindical. Com redução da jornada e criação de mais um turno haveria mais contratações de bancários.

Além disso, nesse caso específico de atendimento até 18h, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e o Sindicato entendem que essa extensão não é algo pontual como o banco tenta demonstrar. Isso porque, mesmo contra a lei, a instituição já tentou, por diversas vezes, abrir aos sábados e estender o horário de funcionamento das agências, como quando buscou abrir agências em shoppings e aeroportos aos sábados, e em campanhas específicas.

Além disso, o Santander desrespeita seus trabalhadores ao não negociar com seus legítimos representantes. Sem qualquer tipo de diálogo ou anuência do movimento sindical, o banco definiu os seguintes pontos para o que está chamando de “semana ‘desendivida’”:

o As agências funcionarão das 9h às 10h para atendimento preferencial para o grupo de maior risco;

o Das 10h às 16h para o público em geral;

o Das 16h às 18 horas, ficarão fechadas para o público em geral e permanecerá um funcionário no autoatendimento para realizar a triagem dos clientes que desejarem renegociar dívidas.

o Os caixas serão dispensados às 16h.

o Participarão da ação todos os funcionários com cargo de gerência. Ao longo da semana, dependendo da demanda, podem ocorrer ajustes para mais, ou para menos, no quadro de funcionários convocados;

o Vigilantes e equipes de limpeza permanecerão nas agências até às 18h;

o Caso haja extrapolação de jornadas, estas serão compensadas e não pagas.

Para o Sindicato o trabalho deve ser pago, e não compensado; há precarização das condições de trabalho e aumento de risco de adoecimento, com maior exposição dos trabalhadores ao vírus da covid-19. Fique atento e participe dessa importante discussão, acessando as redes sociais do Sindicato para se atualizar sobre as ações que serão adotadas.

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