Área restrita

A vida está acima do lucro: por menos metas e mais saúde!

Notícias
Tipografia

Sindicato promove manifestação em Santo André para destacar importância dos cuidados com a saúde mental

Vidasetembroamarelo1209Hoje, 12 de setembro, é dia de a categoria bancária se manifestar nacionalmente para reivindicar mais saúde e menos metas. Neste Setembro Amarelo, em que a importância da saúde mental tem destaque, com conversas e iniciativas para prevenção do suicídio, os bancários ganham as ruas na luta por melhores condições de trabalho e vida e, nas redes sociais, divulgam a #AVidaAcimaDoLucro.

No nosso Sindicato as atividades aconteceram na rua Senador Fláquer, em Santo André, com visita em agência, distribuição de boletim informativo, faixas e muito diálogo para esclarecer bancários e sociedade sobre a importância do tema. Especificamente no setor financeiro, há dados impactantes que revelam que mais de 40% dos trabalhadores usam medicamentos controlados.

Isso significa que a pressão excessiva tem gerado adoecimento psíquico entre os bancários, que muitas vezes precisam se afastar do trabalho. Outro dado gravíssimo revela que, entre 1996 e 2005, aconteceram 181 suicídios no setor bancário, um a cada 20 dias. “Nossa Consulta Nacional mostrou que a cobrança excessiva por metas traz preocupação constante, cansaço, desmotivação e até crises de ansiedade e pânico. Não é uma realidade aceitável, queremos trabalho digno, com ambiente saudável”, aponta o secretário de Comunicação do Sindicato, Belmiro Moreira.

Os bancários devem sempre procurar o Sindicato para denunciar essas situações. Já sobre a questão do suicídio, as manifestações desta terça apontam também para a necessidade de se buscar ajuda profissional e oferecer acolhimento aos que sofrem. Uma das opções são os Centros de Valorização da Vida (CVV), que podem ser consultados pelo telefone 188.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS