Representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste participaram, entre os dias 17 e 21 de junho, do Encontro Nacional dos Bancos Públicos, realizado em São Paulo. O evento reuniu delegados de todo o país para debater e aprovar as reivindicações específicas dos trabalhadores que integrarão a Campanha Nacional dos Bancários 2026.
A programação contou com o 41º Conecef (Caixa), o 36º CNFBB (Banco do Brasil) e o 31º CNFBNB (Banco do Nordeste), que discutiram temas como defesa dos bancos públicos, saúde dos trabalhadores, previdência complementar e valorização da categoria.
Para a dirigente do Sindicato dos Bancários do ABC e funcionária da Caixa, Inez Galardinovic, os encontros fortalecem a organização dos trabalhadores. “Defender os bancos públicos é defender o desenvolvimento do país e os direitos da população. A mobilização da categoria será fundamental na campanha deste ano.”
Já o dirigente do Sindicato dos Bancários do ABC e funcionário do Banco do Brasil, Natalino Fabbrini, destacou a importância da unidade. “As discussões reforçaram a necessidade de fortalecer o Banco do Brasil, a Cassi e a Previ, além de garantir avanços para os trabalhadores nas negociações de 2026.”
As propostas aprovadas foram encaminhadas para a 28ª Conferência Nacional dos Bancários, que consolidou a pauta nacional da categoria para as negociações deste ano.
