Área restrita

Cresce em todo o Brasil adesão à greve geral no dia 19; veja vídeo

Notícias
Tipografia

CUT e outras centrais estão mobilizando suas categorias. Bancários do ABC, São Paulo, Osasco e região também participam

A adesão à greve geral contra a reforma da Previdência, prevista para a segunda, 19, cresce em todo o país. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais estão mobilizando suas categorias para realizar uma grande paralisação nacional contra a proposta do governo Temer que, se aprovada pelo Congresso Nacional, acabará com a aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras.

“Temos de aumentar ainda mais a pressão nos deputados. Quem aprovar o fim da aposentadoria pode vestir o pijama, pois pra Brasília não volta. Nunca mais vai ser eleito”, afirma o presidente da CUT, o bancário Vagner Freitas. “Independentemente do dia em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia colocar a proposta em votação, o dia 19 é dia de parar Brasil”, acrescenta. As CUTs estaduais já estavam organizadas e mobilizadas para lutar contra mais esse retrocesso e muitas assembleias já foram feitas e atos marcados.

Se votar, não volta! – O presidente da CUT ressalta que governo e base aliada ainda não colocaram a proposta em votação na Câmara por causa da pressão dos trabalhadores. “Não votaram até agora porque não têm votos [são necessários 308 favoráveis]. Os deputados estão com medo de aprovar essa proposta nefasta e não serem reeleitos”, disse Vagner Freitas.

Pelo site Na Pressão é possível avisar aos deputados que, se votar, não volta!

Confira os atos marcados para a data e veja mensagem do presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, na seção de vídeos do site ou clique em https://www.youtube.com/watch?v=Q2LFQoUQCew

Em São Paulo, várias categorias já realizaram assembleias e decidiram cruzar os braços no dia 19. Entre elas os motoristas de ônibus, que têm  nova assembleia no dia 16 para organizar a paralisação, e professores das redes estaduais e municipais. Outras categorias que já haviam fechado posição pela greve, caso a reforma entrasse em votação, como metroviários vão realizar assembleias para ratificar a decisão.

Na capital paulista tem ato público marcado para 16h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista. No ABC participam bancários, metalúrgicos, servidores e químicos, entre outras categorias.

No Nordeste já realizaram assembleias os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde e Previdência do Serviço Público Federal de Pernambuco e da Bahia, além dos servidores públicos de Sergipe, entre outras dezenas de categorias.

Em Recife tem ato público marcado para 15h no Parque 13 de Maio.

Na Bahia será realizada plenária nesta quinta, 15, para discussão dos pontos onde serão realizados atos, panfletagens e caminhadas. Já tem confirmação de paralisação de petroleiros, químicos, rodoviários, professores, bancários, servidores e metalúrgicos, entre outras categorias. 

Também há atos sendo marcados em cidades como Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Itapetininga, Itabuna e Ilheus, entre outras.

Em Sergipe foi realizada uma assembleia geral unificada e os servidores públicos aprovaram por unanimidade a participação na greve geral do dia 19 de fevereiro.

 

Fontes: CUT, Seeb SP, com edição

Imagem na home: Seeb SP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS